Os pavimentos prefabricados em betão Leiriviga são objeto de marcação CE, de acordo com a norma NP EN 1338.
A Leiriviga fabrica diversos tipos de pavimentos dentro de cada gama especifica:
Na Leiriviga/Litoprel existe uma experiência adquirida de mais de 20 anos no fabrico de pavimentos em betão.
A qualidade do produto final é resultado não apenas da adição de vários materiais com qualidade per si,
como também resulta da implementação de procedimentos e do investimento constante em equipamentos e investigação.
Peças prefabricadas em betão por vibrocompactação, com dupla camada ou bicapa, ou seja um corpo e uma camada superficial de desgaste também designada como Camada de Finos (ou 2ª amassadura em termos de processo produtivo).
A camada de desgaste tem um betão mais rico com granulometrias de inertes diferente do corpo - composta por areias e cimento - sendo uma camada superficial de finos que confere o acabamento final às peças.
A cor do pavimento obtém-se através da introdução de pigmentos de cor na mistura da camada superficial.
O processo de vibrocompactação consiste na compressão sucessiva de diferentes camadas de betão no interior de moldes mecânicos com vibração dos mesmos. Quanto maior for a pressão exercida na compactação maior é a consistência do produto final, no entanto é necessário um equilibrio entre a composição dos agregados, o teor de humidade das misturas, a dosagem de cimento e a pressão exercida, para se conseguir uma homogeneização do material.
Cimento: Cimento (cinza e/ou branco) tipo II/A - 42,5 R.
Agregados: o grupo de agregados utilizados é composto por britas, areias e pó de pedra.
Água: a quantidade de água a utilizar depende do teor de humidade dos agregados, sendo por isso variável. Deve ser a suficiente necessária para a amassadura e cura do betão, não prejudicando o seu endurecimento.
Adjuvante: na constituição do betão é utilizado adjuvante.
Corantes: os pigmentos usados são inorgânicos e adicionados ao cimento. A tonalidade e cor devem ser uniformes em toda a peça, podendo a sua consistência ter variações, devidas às variações de tonalidade dos agregados. O produto de cor natural não leva qualquer pigmento.
Ao longo do tempo de vida dos pavimentos prefabricados em betão, quer sejam coloridos ou com aspeto natural, variações na uniformidade da cor dos mesmos são inevitáveis. Tratando-se de produtos fabricados com inertes minerais e corantes inorgânicos.
As próprias matérias-primas constituintes dos pavimentos são determinantes na cor final do produto acabado.
Entende-se como produto final acabado, os pavimentos embalados prontos para entrega.
i) “Variações de uniformidade na cor podem ser causadas por variações inevitáveis das condições de exposição, das propriedades das matérias-primas e por variações de endurecimento e não são consideradas significativas.” EN 1338.
As condições ambientais no local da aplicação são também fatores determinantes no aspeto dos pavimentos. Ambientes com forte salinidade, ou agressividade industrial podem contribuir para degradação da uniformidade da cor:
ii) Alterações na cor ou na textura após assentamento do material devidas à exposição dos compostos/pigmentos ao ambiente exterior podem acontecer e consideram-se normais.
As imagens acima são meramente ilustrativas das possibilidades de cor, podendo o produto acabado apresentar variações relativas ás mesmas imagens.
Processo construtivo faseado.
Construir e executar pavimentos rodoviários com elementos prefabricados em betão é um processo construtivo análogo à construção de qualquer outro tipo de pavimentos.
Seguidamente a descrição das várias fases e processos da construção da estrutura de um pavimento:
“ … Um pavimento é uma estrutura constituída por um conjunto de multi-camadas colocadas sobre uma plataforma de suporte.
As camada de Sub-base e de Base dotam o pavimento da resistência mecânica necessária para suportar as cargas verticais induzidas pelo tráfego. Os materiais utilizados nestas camadas repartem as pressões sobre a plataforma de forma a manter as deformações ao nível dos limites admissíveis. São geralmente constituídas por materiais granulares …”
Directivas para a concepção de pavimentos – Critérios de Dimensionamento | Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias IP
Aferir a possibilidade de existência de redes de infraestruturas no local da obra, caso existam, referenciá-las e ajustar as condições do projeto.
Prever e definir as zonas de carga e descarga de materiais em função do desenvolvimento das frentes de obra.
Preparação do terreno existente
Após os movimentos de terras necessários, escavação ou aterro, o terreno deverá estar seco e limpo de matéria orgânica e reunir as seguintes condições:
1. Compactação adequada;
2. Uniformidade de comportamento – substituição de partes de terreno brando ou excessivamente duro;
3. Capacidade resistente mínima;
Tolerâncias de acabamento do piso: -50 mm; +15 mm
A camada de sub-base realiza-se em subcamadas com espessura suficientemente fina para que se obtenha, no final, o grau de compactação exigido e uniforme, em toda a sua extensão. Aspetos a considerar:
# materiais soltos britados, evitar a segregação destes materiais durante o seu transporte, descarga e execução do pavimento.
# materiais soltos estabilizados, (areias, argila, ...): devem reduzir-se os tempos entre aplicação de camadas.
# A densidade mínima do material compactado deverá ser maior ou igual a 95% da obtida em ensaio Proctor modificado.
# Não devem existir variações de espessuras da camada de sub-base superiores a 1/5 da espessura média definida para a globalidade do pavimento.
Tolerâncias de acabamento da camada Sub-base: -50 mm; +10 mm
A compactação é um dos aspetos fundamentais para qualquer pavimento flexível, e no caso dos pavimentos em pavimento prefabricado de betão, a compactação inadequada contribui significativamente para rotura do pavimento.
A compactação de bases granulares é realizada de forma idêntica à de uma sub-base granular, apresentando, no entanto, um grau de compactação superior, (cerca de 98% do obtido no ensaio Proctor modificado, para zonas de tráfico ligeiro, e 100% para zonas de tráfico pesado).
A superfície acabada deve ficar devidamente rigorosamente nivelada e plana não ultrapassando as tolerâncias exigidas, sendo que a superfície final do pavimento, após compactação devida à passagem dos veículos, refletirá todas as irregularidades da base.
Nota: a camada de areia não deve substituir o material da base, como forma de compensar níveis fora das tolerâncias especificadas.
Os pavimentos em betão requerem sempre elementos de confinamento, cuja função seja a de conter os impulsos do exterior sobre o pavimento e evitar a dispersão da areia constituinte do leito.
Elementos prefabricados betão
Elementos em pedra
Elementos em PVC/metálicos © Pave Tech Inc
De facto trata-se de uma camada de areia, mas é o elemento fundamental do qual vai depender o comportamento do pavimento. A espessura da camada de areia deve ser da ordem dos 4 a 5 cm, ser o mais uniforme possível de modo a que não se molde às irregularidades possivelmente existentes na camada da base, e em termos de granulometria deve ser uma areia grossa.
© Pave Tech Inc
© Pave Tech Inc
A compactação de bases granulares é realizada de forma idêntica à de uma sub-base granular, apresentando, no entanto, um grau de compactação superior, (cerca de 98% do obtido no ensaio Proctor modificado, para zonas de tráfico ligeiro, e 100% para zonas de tráfico pesado).
A superfície acabada deve ficar devidamente rigorosamente nivelada e plana não ultrapassando as tolerâncias exigidas, sendo que a superfície final do pavimento, após compactação devida à passagem dos veículos, refletirá todas as irregularidades da base.
Nota: a camada de areia não deve substituir o material da base, como forma de compensar níveis fora das tolerâncias especificadas.
Direção e Sequência de Assentamento do pavimento, por onde começar a colocação?:
# Se o local de aplicação for inclinado, começar pelo zona mais baixa, subindo progressivamente.
A colocação do pavimento pode ser manual ou mecânica, dependendo do tempo de realização da obra, da dimensão e da disposição do local de trabalho.
# Colocação mecânica é vantajosa em áreas amplas de grande dimensão (áreas industriais, portos), consegue-se uma redução do tempo bastante significativa face a uma colocação manual.
# Colocação manual é mais eficaz em zonas pedonais, pavimentos decorativos.
O assentamento das primeiras peças é muito importante, pois condiciona a colocação das seguintes.
© Pave Tech Inc
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O assentamento deve iniciar tendo como referência uma linha reta paralela ou ortogonal ao(s) bordo(s) de confinamento, em que os espaços existentes entre esta e os bordos, são preenchidos por peças cortadas (seccionadas) à medida desse espaço.
A vermelho peças seccionadas à medida - Rua de circulação rodoviária, Porto
© Pave Tech Inc
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Ajustamento de alinhamentos e substituição de peças - © Pave Tech Inc
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